====== Delegando acesso a conta de E-mail ====== ---- Se não é possível compartilhar a senha, como poderá ser realizada a delegação da conta a usuários terceiros? É muito simples. O próprio responsável irá realizar a delegação por dentro da conta de e-mail, conforme os passos abaixo. ---- ===== 1. Passos Iniciais - Responsável pela Conta ===== ---- **1.1. **Acesse o endereço** [[http://mail.unifap.br/|http://mail.unifap.br]].** ---- {{:e-mail:capturar1.png?nolink&608x356}} **1.2.** Informe a conta de e-mail institucional departamental (ou de projeto) e, em seguida, a senha cadastrada para a mesma. ---- {{:e-mail:capturar2.png?nolink&610x214}} **1.3. **Na tela principal do e-mail, clique em configurações (ícone de engrenagens) ---- {{:e-mail:capturar3.png?nolink&373x172}} **1.4. **Ao clicar no ícone temos acesso a algumas configurações rápidas. Porém para chegarmos na delegação de conta, precisamos clicar em ''Ver todas as configurações'' ---- {{:e-mail:capturar4.png?nolink&612x147}} **1.5.** Pronto, chegamos a tela de configurações. Não se preocupe, não será necessário realizar nenhuma alteração complexa por aqui. Estamos na aba ''Geral'' das configurações; para chegar até a parte de delegação, clique na opção ''Contas.'' ---- {{:e-mail:capturar5.png?nolink&396x505}} **1.6. **Aqui teremos a tela de configuração das contas. A delegação ocorre em um item do final da página chamado ''Conceder acesso a sua conta''. Através dele iremos adicionar outras contas de usuários, para que estes acessem a conta principal e possam ler e enviar e-mail através dela. Para conceder o acesso, clique em ''Adicionar outra conta''. {{:e-mail:capturar6.png?nolink&213x46}} ---- {{:e-mail:capturar.png?nolink&389x169}} **1.7.** Uma nova janela será aberta. Nela você deverá digitar o endereço de e-mail //@unifap.br// do servidor ao qual deseja-se delegar a conta. Após informar o e-mail, clique em ''Próxima''. ---- {{:e-mail:capturar7.png?nolink&612x259}} **1.8. **Na tela seguinte, será informado que o servidor, a qual a conta será delegada, receberá um e-mail para confirmação. Por fim, basta clicar em ''Enviar e-mail para conceder acesso''; a partir daqui o usuário que receberá a delegação deverá finalizar a confirmação pela sua conta pessoal. ---- ---- ===== 2. Confirmação de acesso - Usuário delegado. ===== ---- {{:e-mail:capturar8.png?nolink&612x740}} **2.1. ** Após os passos realizados pelo responsável, o servidor ao qual a conta foi delegada receberá um e-mail de confirmação. Neste e-mail será informado que a conta departamental cadastrou uma delegação, e apresentará dois links: um para confirmar e outro para recusar. O servidor então deverá clicar no link para confirmação. ---- {{:e-mail:capturar9.png?nolink&613x187}} **2.2. **Ao clicar no link de confirmação você será direcionado a uma nova tela que o informará que a conta de e-mail departamental estará disponível para acesso de leitura e envio de mensagens. Para finalizar, basta clicar no botão ''Confirmar.'' ---- {{:e-mail:capturar10.png?nolink&616x114}} **2.3. **Após a confirmação, o Gmail informa que poderá levar até 30 minutos para que a delegação esteja disponível, porém quase sempre isso acontece de forma imediata. Clique no link informado para voltar a sua conta de e-mail pessoal. ---- {{:e-mail:capturar11.png?nolink&378x516}} **2.4. **Realizado estes passos, na sua conta de e-mail pessoal, basta clicar no ícone **UNIFAP e-mail** (localizado no canto superior direito) e será exibido que a conta de e-mail departamental estará delegada a você. ---- **2.5.** Pronto! Basta clicar na conta de e-mail exibida e você será direcionado para a caixa de entrada da conta delegada, podendo realizar leituras e envios através da conta de e-mail departamental. ---- ---- ===== 3. Excluindo a delegação - Responsável pela Conta ===== ---- **3.1.** Caso seja necessário excluir uma delegação realizada, basta o responsável acessar a conta com a senha correspondente e realizar os mesmo passos do Tópico 1 até chegar na parte de ''Conceder acesso a sua conta'' (Tópico 1.5). Lá aparecerá a lista de usuários que têm acesso a caixa de e-mail, bem como o status **aceito/pendente:** * **Aceito**: O usuário já realizou a configuração e está com acesso a conta de e-mail; * **Pendente**: O usuário não finalizou as configurações, portanto ainda não possui acesso a conta de e-mail. ---- {{:e-mail:capturar12.png?nolink&617x94}} **3.2.** Para remover o usuário, vá na opção ''excluir''. ---- {{:e-mail:capturar13.png?nolink&520x203}} **3.3.** Uma caixa de confirmação será exibida, basta clicar em ''OK'' e o usuário será removido da listagem e deixará de ter acesso a esta caixa de e-mail. ---- ===== Problemas? Dúvidas? ===== ---- Caso você tenha algum problema ou dúvida sobre sobre a delegação de contas de e-mail, abra um chamado no sistema **[[https://suportenti.unifap.br/|suportenti.unifap.br]]. **Lá um técnico irá ser vinculado ao seu chamado e entrará em contato para averiguar a situação. Se você não sabe como abrir um chamado, clique **[[:glpi|AQUI]] **para saber como fazer.