====== Suporte NTI ====== Esta página foi destinada para orientações relacionado a abertura de chamados ===== 1. Abertura de Chamado: ===== 1.1 Acesse:[[http:// https://suportenti.unifap.br/|https://suportenti.unifap.br/]]\\ 1.2 Entrar com seu usuário e senha (o mesmo utilizado para acessar os sistemas SIG's)\\ **OBS: Caso não lembre a senha siga as orientações deste link: ** [[:mudar_senha|https://ajuda.unifap.br/doku.php?id=mudar_senha|]] {{:glpi:1.png?nolink&618x451}} ---- 1.3 Após acessar o GLPI você deverá clicar no botão **"criar um chamado" ** **{{:glpi:02_1.png?nolink&514x92}}** ---- 1.4 Ao clicar na botão //"Criar Chamado//" você acessará a seguinte tela: {{:glpi:03_1.png?nolink&630x347}} ---- 1.5 Nos campos abaixo, é muito importante que o solicitante verifique se os seus dados estão correto. Eles, se referem às informações pessoais sobre o requisitante (telefone, e-mail, setor que trabalha etc).\\ OBS: Caso os dados pessoais estejam incorretos, clique no botão //"editar".// {{:glpi:04.png?nolink&630x172}} ---- 1.6 Após verificar suas informações, seguir com o passo a passo abaixo:\\ **Preencha com atenção:** {{:glpi:05.png?nolink&616x402}} **Tipo:** Selecione Incidente ou requisição.\\ **Categoria:** Aqui é onde estão listadas todas as categorias (divisão) dos respectivos chamados.\\ **Informe-me sobre as ações tomadas:** Aqui você poderá acompanhar a cada modificação do chamado. Para isto, selecione **"Sim"** em acompanhar por e-mail.\\ **Título:** Informe um breve resumo sobre o que deseja ou qual o problema está tendo. Ex: "Erro ao acessar o SIPAC"\\ **Descrição: **Aqui você deverá descrever em detalhes o que está acontecendo e se já efetuou alguma medida para solução. Neste campo o usuário tem liberdade para detalhar o que deseja.\\ Ex: //Quando tento acessar o sipac com minhas credenciais, uma mensagem de erro aparece "Senha incorreta". Efetuei troca da senha mas o erro persiste.// ---- 1.7 Adicionando arquivo ao chamado: Para melhor compreensão e agilidade, o usuário poderá inserir uma imagem ou aquivo para complementar o chamado clicando neste botão "Escolher Arquivo". {{:glpi:06.png?nolink&518x126}} ---- 1.8 Feito estes passos basta clicar em **"Enviar mensagem"** e o seu chamado está pronto. {{:glpi:07.png?nolink&518x126}} ---- ===== 2. Acompanhando o Chamado: ===== 2.1 Para acompanhar o status do chamado o usuário deverá clicar no botão **"chamado" ** {{:glpi:08.png?nolink&618x113}} ---- 2.2 Feito o passo "2.1" basta clicar em cima do chamado desejado: {{:glpi:10.png?nolink&618x293}} **Chamado ID:** É a identificação do chamado ---- 2.3 Para acompanhar em detalhes a execução do chamado você deverá clicar no botão **"Processando Chamado"\\ {{:glpi:11.png?nolink&613x291}}** ---- 2.4 Caso seja necessário incluir um novo acompanhamento ou aquivo para complentar o chamado, siga:\\ Clique em **Processando o Chamado **e após** Acompanhamento** {{:glpi:12.png?nolink&613x329}} Após realizar o passo "2.4" clique em **"Adicionar"**e está pronto. {{:glpi:13.png?nolink&588x153}} ===== 3. Validando a Solução do Chamado: ===== 3.1 Após finalizado o chamado, este fica aguardando a validação da solução, podendo o solicitante aceitar ou não a solução: {{:glpi:14.png?nolink&613x223}} **Aprovar solução:** A solução adotada pelo técnico resolveu o problema e esta foi aceita pelo usuário.\\ **Recusar solução:** A solução adotada pelo técnico não atendeu ao usuário. **OBS:** Caso a solução seja recusada, o chamado volta para o mesmo técnico atendente com o status "atribuído" até que seja solucionado o problema do chamado. ===== =====