Tabela de conteúdos

Tutorial: Juntada de Documentos e Processos no SIPAC - UNIFAP

Este tutorial visa orientar os usuários do SIPAC - UNIFAP sobre as funcionalidades de juntada de documentos e processos, detalhando os procedimentos para cada tipo de juntada: anexação e apensação.

1. Compreendendo as Juntadas

A juntada no SIPAC é a união de um ou mais processos, ou de documentos avulsos a um processo, realizada por anexação ou apensação.

1.1 Anexação

A anexação é a união definitiva de documentos avulsos a um processo ou de um processo a outro, visando a continuidade da ação administrativa. Após a anexação, a retirada de documentos do processo é vedada, exceto nos casos de desentranhamento e desmembramento.

Este tipo de juntada consiste na inclusão de um ou mais documentos avulsos a um processo, desde que se refiram ao mesmo interessado e assunto.

Nesta modalidade, um ou mais processos (acessórios) são unidos a outro processo (principal), desde que se refiram ao mesmo interessado e assunto. O número do processo mais antigo, ou seja, o principal, prevalece sobre os demais.

1.2 Apensação

A apensação é a união temporária de processos com o objetivo de estudo, instrução e uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, pertencentes ou não ao mesmo interessado. Cada processo mantém sua identidade e independência.

A apensação se caracteriza pela junção de um ou mais processos (acessórios) a outro processo (principal). O processo principal é aquele que contém o pedido de apensação, não necessariamente o mais antigo.

Na apensação, os processos tramitam juntos, e novas folhas devem ser adicionadas apenas ao processo principal.

2. Procedimentos

Passo 1: Acesse a Mesa Virtual

Passo 2: Localize o Processo

Passo 3: Acesse as Opções do Processo

Passo 4: Selecione a Opção de Juntada

Passo 5: Selecione o Documento Avulso

Passo 6: Confirme a Juntada

3. Observações Importantes