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Delegando acesso a conta de E-mail


Se não é possível compartilhar a senha, como poderá ser realizada a delegação da conta a usuários terceiros?

É muito simples. O próprio responsável irá realizar a delegação por dentro da conta de e-mail, conforme os passos abaixo.


1. Passos Iniciais - Responsável pela Conta


1.1. Acesse o endereço http://mail.unifap.br.


1.2. Informe a conta de e-mail institucional departamental (ou de projeto) e, em seguida, a senha cadastrada para a mesma.


1.3. Na tela principal do e-mail, clique em configurações (ícone de engrenagens)


1.4. Ao clicar no ícone temos acesso a algumas configurações rápidas. Porém para chegarmos na delegação de conta, precisamos clicar em Ver todas as configurações


1.5. Pronto, chegamos a tela de configurações. Não se preocupe, não será necessário realizar nenhuma alteração complexa por aqui.

Estamos na aba Geral das configurações; para chegar até a parte de delegação, clique na opção Contas.


1.6. Aqui teremos a tela de configuração das contas. A delegação ocorre em um item do final da página chamado Conceder acesso a sua conta.

Através dele iremos adicionar outras contas de usuários, para que estes acessem a conta principal e possam ler e enviar e-mail através dela.

Para conceder o acesso, clique em Adicionar outra conta.


1.7. Uma nova janela será aberta. Nela você deverá digitar o endereço de e-mail @unifap.br do servidor ao qual deseja-se delegar a conta.

Após informar o e-mail, clique em Próxima.


1.8. Na tela seguinte, será informado que o servidor, a qual a conta será delegada, receberá um e-mail para confirmação.

Por fim, basta clicar em Enviar e-mail para conceder acesso; a partir daqui o usuário que receberá a delegação deverá finalizar a confirmação pela sua conta pessoal.



2. Confirmação de acesso - Usuário delegado.


2.1. Após os passos realizados pelo responsável, o servidor ao qual a conta foi delegada receberá um e-mail de confirmação.

Neste e-mail será informado que a conta departamental cadastrou uma delegação, e apresentará dois links: um para confirmar e outro para recusar.

O servidor então deverá clicar no link para confirmação.


2.2. Ao clicar no link de confirmação você será direcionado a uma nova tela que o informará que a conta de e-mail departamental estará disponível para acesso de leitura e envio de mensagens.

Para finalizar, basta clicar no botão Confirmar.


2.3. Após a confirmação, o Gmail informa que poderá levar até 30 minutos para que a delegação esteja disponível, porém quase sempre isso acontece de forma imediata.

Clique no link informado para voltar a sua conta de e-mail pessoal.


2.4. Realizado estes passos, na sua conta de e-mail pessoal, basta clicar no ícone UNIFAP e-mail (localizado no canto superior direito) e será exibido que a conta de e-mail departamental estará delegada a você.


2.5. Pronto! Basta clicar na conta de e-mail exibida e você será direcionado para a caixa de entrada da conta delegada, podendo realizar leituras e envios através da conta de e-mail departamental.



3. Excluindo a delegação - Responsável pela Conta


3.1. Caso seja necessário excluir uma delegação realizada, basta o responsável acessar a conta com a senha correspondente e realizar os mesmo passos do Tópico 1 até chegar na parte de Conceder acesso a sua conta (Tópico 1.5).

Lá aparecerá a lista de usuários que têm acesso a caixa de e-mail, bem como o status aceito/pendente:

—-

3.2. Para remover o usuário, vá na opção excluir.


3.3. Uma caixa de confirmação será exibida, basta clicar em OK e o usuário será removido da listagem e deixará de ter acesso a esta caixa de e-mail.


Problemas? Dúvidas?


Caso você tenha algum problema ou dúvida sobre sobre a delegação de contas de e-mail, abra um chamado no sistema suportenti.unifap.br. Lá um técnico irá ser vinculado ao seu chamado e entrará em contato para averiguar a situação.

Se você não sabe como abrir um chamado, clique AQUI para saber como fazer.