Delegando acesso a conta de E-mail
Se não é possível compartilhar a senha, como poderá ser realizada a delegação da conta a usuários terceiros? É muito simples. O próprio responsável irá realizar a delegação por dentro da conta de e-mail, conforme iremos demonstrar abaixo.
1. Primeiros Passos:
1.1 Acessar conta de e-mail institucional (departamental) via http://mail.unifap.br e entrar com as credenciais:
1.2 Ao acessar a conta de e-mail com a senha, o responsável deverá buscar um símbolo de engrenagem disponível no canto superior direito:
1.3 Ao clicar no ícone temos acesso a algumas configurações rápidas, porém para chegarmos na delegação de conta, precisamos clicar em Ver todas as configurações:
1.4 Pronto, chegamos a tela de configurações. Não se preocupe, não será necessário realizar nenhuma alteração complexa por aqui. Estamos na aba Geral das configurações; Para chegar até a parte de delegação, clique na opção Contas:
1.5 Aqui teremos a tela de configuração das contas. A delegação ocorre em um item do final da página chamado Conceder acesso a sua conta. Através dele iremos adicionar outras contas de usuários, para que estes acessem a conta principal e possam ler e enviar e-mail através dela:
1.6 Clicando na opçãoAdicionar outra conta, abrirá uma nova janela:
1.7 Aqui você deverá digitar o endereço de e-mail @unifap.br do servidor ao qual deseja-se delegar a conta:
Ao clicar em Próxima será informado que o servidor, a qual a conta será delegada, receberá um e-mail para confirmação.
1.8 Por fim, basta clicar emEnviar e-mail para conceder acesso. A partir daqui o usuário que receberá a delegação deverá finalizar a confirmação pela sua conta pessoal:
2. Confirmando o Acesso a Conta de E-mail Delegada
2.1 O servidor ao qual a conta foi delegada receberá um e-mail de confirmação. Neste e-mail será informado que a conta departamental cadastrou uma delegação, e apresentará dois links: um para confirmar e outro para recusar. O servidor então deverá clicar no link para confirmação:
Ao clicar no link de confirmação o servidor será direcionado a uma nova tela.
2.2 Para finalizar, basta clicar no botão Confirmar:
2.3 Após a confirmação, o Gmail informa que poderá levar até 30 minutos para que a delegação esteja disponível, porém quase sempre isso acontece de forma imediata. Clique no link informado para voltar a sua conta de e-mail pessoal:
2.4 Realizado estes passos, na sua conta de e-mail pessoal, basta clicar no ícone UNIFAP e-mail (localizado no canto superior direito) e será exibido que a conta de e-mail departamental estará delegada a você:
Pronto. Basta clicar na conta de e-mail exibida e você será direcionado para a caixa de entrada da conta delegada.
3. Excluindo Delegação da Conta:
3.1 O responsável deverá acessar a conta com a senha correspondente e realizar os mesmo passos do Tópico 1 até chegar na parte de Conceder acesso a sua conta . Lá aparecerá a lista de usuários que têm acesso a caixa de e-mail, bem como o status aceito/pendente:
Aceito : O usuário já realizou a configuração e está com acesso a conta de e-mail; Pendente: O usuário não finalizou as configurações, portanto ainda não possui acesso a conta de e-mail.
3.2 Para remover o usuário, vá na opção excluir (figura acima13). Uma caixa de confirmação será exibida:
Basta clicar em OK e o usuário será removido da listagem.
Agora você já conhece as configurações para acesso e delegação da conta de e-mail departamental. Caso haja outras dúvidas, entre em contato através de um chamado no endereço:suportenti.unifap.br