Como eu acesso o sistema de ConferênciaWEB disponibilizado pela RNP?
O Conferência Web é um serviço em nuvem que combina vídeo e áudio para a criação de salas virtuais voltadas para aulas, reuniões, palestras, projetos e muito mais. A aplicação oferece diversas funcionalidades de interação instantânea e colaborativa: bate papo, compartilhar notas, imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador remoto. Para acessar este serviços, basta seguir os seguintes passos:
1. Acesse o endereço https://conferenciaweb.rnp.br/
2. Na tela inicial, clique na opção Entrar.
3. Na tela seguinte será perguntado a forma que o usuário deseja fazer login na platafoma. Escolha a opção Acesso Federado e clique em Entrar.
NÃO RECOMENDAMOS o uso da opção Minha Conta Não é Federada e das redes sociais Google e Facebook, pois nestes casos sua conta não será vinculada a UNIFAP e não disponibilizará dos beneficios oferecidos pela mesma.
Uma vez que o usuário cria um login por esses meios, ele ficará impedido de logar pela conta federada da UNIFAP, e deverá entrar em contato diretamente com a RNP para sanar este problema, sem a intervenção da equipe técnica da UNIFAP.
4. O próximo passo será escolher a Instituíção a qual o usuário está vinculado. Basta colocar UNIFAP
na caixa de pesquisa que a mesma será exibida.
5. Quando você clicar em UNIFAP
na caixa de pesquisa, ele exibirá as informações da universidade logo abaixo.
Em seguida clique em Prosseguir para login em UNIFAP.
6. Aguarde enquanto o sistema irá redirecionar o login com as credenciais da UNIFAP.
7. Chegamos a tela de login. Nela você preencherá seu Nome de Usuário
e Senha
.
No campo Nome de Usuário
, utilize o seu mesmo usuário dos sistemas SIG (SIGRH, SIGAA ou SIPAC). Exemplo: Se seu usuário no SIG é maria
, coloque no campo também o usuário maria
.
No campo Senha
, também utilize a mesma senha de acesso aos sistemas SIG (SIGRH, SIGAA ou SIPAC).
Preenchido os campos corretamete, é so clicar em Acessar.
8. No próximo passo será exibido informações de segurança sobre os seus dados de login.
Para prosseguir, basta clicar em Aceitar.
9. Pronto! Você já está dentro da sala de conferênciaweb.
Suas informações de perfil serão exibidas. Para começar o uso da plataforma, basta clicar no botão Começar uma reunião.
Para que outras pessoas possam entrar na sua sala, basta copiar e compartilhar o link exibido no campo Seu endereço.
Para orientações mais completas acerca do uso da plataforma e das funcionalidades disponíveis, indicamos a leitura dos manuais da própria RNP no link: https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario/configuracoes-basicas
Caso você tenha algum problema com o acesso a plataforma de conferência, abra um chamado no sistema suportenti.unifap.br. Lá um técnico irá ser vinculado ao seu chamado e entrará em contato para averiguar o problema.
Se você não sabe como abrir um chamado, clique AQUI para saber como fazer.