email-problema

Meu e-mail institucional não envia / recebe as mensagens



Você está tentando fazer uso do seu e-mail institucional, mas as mensagens não estão sendo enviadas e/ou recebidas? Listamos abaixo alguns pontos para que você verifique se sua conta está com problemas ou não.


As contas institucionais atualmente são utilizadas na plataforma do Google, mas possuem domínio próprio. Ou seja, contas @gmail.com e @unifap.br , embora acessadas no mesmo lugar, são contas distintas.

As vezes, é comum ocorrerem confusões ao servidor utilizar as contas institucionais (UNIFAP) e pessoais (GMAIL) simultaneamente. Por isso o primeiro passo é verificar que, de fato, você está usando sua conta @unifap.br.

Os e-mails que possuem “@gmail.com ” são gerenciados pela plataforma do Google, ou seja, a equipe técnica da UNIFAP não possui meios de gerenciar qualquer permissão sobre contas que estejam sob a custódia dessa plataforma.

Outrossim, a equipe técnica da UNIFAP apenas administra as contas de e-mail que possuam “@unifap.br” em seu nome, pois estas estão sob o domínio da referida instituição.

Se você não possui acesso a sua conta de e-mail institucional, clique AQUI para saber como acessá-la.


O Gmail tem um sistema que detecta o recebimento de e-mails indesejados e automaticamente os redireciona a pasta de spam. Mas como nada é perfeito, as vezes o algoritmo falha e mensagens importantes não são exibidas na caixa de entrada. main-qimg-8f5badad3ebe9a4281c81cc61efad55c-c.jpg

Assim, possa ocorrer que as mensagens que você está enviando e/ou recebendo estejam caindo na sua caixa de Spam.

Dê uma verificada nas mensagens dessa pasta e, caso o e-mail a ser recebido esteja lá, marque como “Não é Spam” para que das próximas vezes a mensagem fique na caixa de entrada.


Caso nenhum dos passos acima resolva o seu problema, será necessário um atendimento individualizado para identificação do que está acontecendo com sua conta. download.jpg

Neste caso, você deverá abrir um chamado no sistema suportenti.unifap.br. Lá um técnico irá ser vinculado ao seu chamado e entrará em contato para averiguar o problema.

Se você não sabe como abrir um chamado, clique AQUI para saber como fazer.

  • email-problema.txt
  • Última modificação: 3 anos atrás
  • por dirlana